O problema que antecede as brigas de cães da mesma casa.
Este é um dos temas mais buscados nos conteúdos educativos que compartilho em minhas redes sociais!
Este é um dos temas mais buscados nos conteúdos educativos que compartilho em minhas redes sociais. Infelizmente, é um problema muito comum nos lares com múltiplos cães. No entanto, a maioria das pessoas tende a focar apenas no problema imediato, que é o conflito físico entre os cães, sem considerar todo o contexto que levou a esse problema.
O erro muitas vezes ocorre antes mesmo da chegada do segundo cão ou nos primeiros dias após sua chegada, devido à falta de manejo adequado, comunicação, direcionamento e correção quando necessário. As brigas entre cães são o resultado da falta de controle, e essa falta de controle não se manifesta apenas durante as brigas. Problemas que são considerados pequenos ou até mesmo comportamentos tidos como normais e aceitáveis podem estar ocorrendo muito antes, mas os proprietários muitas vezes não conseguem identificar esses comportamentos prejudiciais.
Por exemplo, quando um cão corre para latir na porta de um apartamento sem receber direcionamento ou correção, isso já pode potencializar o comportamento do cão e dar a ele autonomia para agir sem a necessidade de uma referência. O comportamento de latir na porta é apenas um exemplo entre muitos outros que ocorrem com frequência em muitos lares com cães, onde o cão aprende a expressar seus comportamentos sem receber direcionamento e consequências adequadas.
Outro exemplo comum, que os donos de cães frequentemente consideram normal, mas que pode ter consequências graves no futuro, é permitir que os cães tenham excesso de liberdade. Cães que ficam soltos o dia inteiro em quintais ou apartamentos também têm a experiência de agir sem buscar uma referência, o que pode potencializar esses cães e levar a agressões não apenas entre os cães, mas também contra membros da família.
Essa falta de uma rotina estruturada (que inclui restrição de espaço, treinamento passivo e treinamento dinâmico) desde o início da convivência com os cães é o cerne do problema que precede não apenas as brigas entre cães na mesma casa, mas também todos os outros problemas comportamentais que os cães apresentam.
Já escrevi um artigo sobre rotina estruturada em meu site. Você pode lê-lo aqui.