Rotina Estruturada, a solução para a maioria dos problemas comportamentais dos cães!

A solução para a maioria dos problemas comportamentais dos cães!

O que é uma rotina estruturada com cães? Nada mais é do que ter uma rotina (hábitos de fazer algo sempre do mesmo modo, mecanicamente, rotineira) com regras / normas.

Isso é fundamental para evitar comportamentos destrutivos como roer móveis, excesso de latidos, etc. e condicionar bem os cães nos comportamentos desejados como ficar calmo dentro de casa, acertar o banheiro, etc.

A ideia é ensinar os comportamentos corretos e não dar a oportunidade para o cão aprender, ou manifestar comportamentos destrutivos. De nada adianta treinar uma hora por dia com o seu cão se ele tem 23 horas restantes do dia sem direcionamento. Essas outras 23 horas seriam a janela de tempo ideal para manifestar comportamentos indesejados.

Saiba que o seu cão não aprende somente na hora de uma sessão de treinamento. Seu cão está aprendendo desde o momento em que nasceu. As circunstâncias e o ambiente também ensinam seu cão, o tempo todo. Vou te dar um exemplo clássico: seu cão sabe o momento em que você está chegando em casa, seja pelo som do motor do seu carro ou da maçaneta da porta, e isso ninguém o ensinou, ele próprio criou as associações do barulho com a sua chegada.

Sabendo disso, enquanto podemos supervisionar o cão iremos recompensar, direcionar e corrigir o cão, dependendo do seu comportamento, independente se estamos em uma sessão de treinamento. Mas como todos nós temos nossas próprias vidas, não vivemos em prol dos nossos cães e temos compromissos e responsabilidades vamos anular/impedir que o cão aprenda comportamentos negativos enquanto não pode ser supervisionado ou simplesmente precisa estar em segundo plano enquanto você faz uma atividade.

Para isso vamos utilizar o comando limitador o famoso place ou comando cama para melhor entendimento (terá um artigo aqui em breve sobre o tema) para anular o cão e deixar ele em segundo plano aonde ele fica limitado a ficar em cima da sua caminha enquanto você faz uma tarefa ou simplesmente descansa assistindo um filme. Usaremos o comando place para deixar o cão em segundo plano enquanto você faz uma atividade qualquer, mas está no mesmo ambiente podendo intervir se for o caso devolvendo o cão em cima da cama caso ele saia. Para os momentos onde não a possibilidade de supervisão ou intervenção o cão ficara em um ambiente restrito impossibilitado de ter um comportamento negativo ou ate mesmo de sofrer um acidente, podemos utilizar um canil ou caixa de transporte (clique aqui para ler o artigo sobre a caixa de transporte).

Uma rotina estruturada contem restrição de espaço, treino passivo (comando limitador) e treinos dinâmicos que são as sessões aonde você irá praticar os comandos básicos (senta, deita, fica, aqui, subida no place, entrada na caixa e junto) é a caminhada estruturada (passeio com regras, terá um artigo em breve).

A Rotina estruturada deve ser montada para se encaixar com o seu estilo vida, veja o que melhor se adapte a sua realidade. O momento em que você está ausente restrição de espaço, no momento em que você faz algumas tarefas em casa place e quando poder se dedicar ao seu cão treino dinâmico.

Essa é a realidade que esta por trás de um cão bem educado, gerenciamento e uma vida regrada. Costumo utilizar como exemplo os atletas de alto rendimento eles têm uma vida completamente diferente de uma pessoa comum tem uma rotina de atividades físicas, se alimentam de forma regrada, dormem no horário adequado,por isso é difícil você encontrar um atleta, da mesma forma que é difícil você encontra um cão adestrado. Mesmo com tantos perfis em redes sociais de adestradores passando “dicas de como adestrar um cão” e raro encontra um cão adestrado, porque o que realmente deixa um cão educado não é uma dica e sim todo o manejo desse cão.

Mas você pode ter certeza que vale a pena todo o esforço! Ter um cão adestrado dá trabalho, mas sabe o que dá mais trabalho ainda? Ter um cão mal educado.

Anterior
Anterior

Cães da mesma casa que brigam!

Próximo
Próximo

Interação filhotes x cães adultos